terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dia do Administrador

Comemoração do Dia do Administrador - 09/09 (quinta)

Palestra: O papel do Administrador na Administração Pública e Política do País.

Conferencista: ADM. Mário Kértesz

No Centro de Convenções da Bahia - Salão Iemanjá

Entrada: 1 Kg de alimento não perecível.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atividades Complementares: Dúvidas Frequentes.

Neste início do semestre os alunos possuem muitas dúvidas sobre assuntos pertinentes às Atividades Complementares. Aqui tentamos dar respostas para as dúvidas mais frequentes.

1. O que são atividades complementares?
São componentes curriculares dos cursos de Graduação da Faculdade Castro Alves. Os alunos de graduação devem desenvolver 300 horas de atividades que complementem a carga horária do curso em que está matriculado (Administração, Ciências Contábeis e Psicologia).

2. Como se caracterizam as atividades complementares?
As atividades são de natureza acadêmica, profissional ou sócio-cultural. O Regulamento e a planilha de pontuação estão dispostos no site da Faculdade Castro Alves.

3. A partir de quando devo participar de Atividades Complementares?
O aluno deverá participar de Atividades Complementares já a partir do primeiro semestre, o que possibilitará um melhor aproveitamento do tempo, não gerando acúmulo para o final do curso.

4. O que devo fazer para comprovar a minha participação em atividades complementares?
O aluno deverá se dirigir à Secretaria da Faculdade Castro Alves e solicitar o requerimento apresentando a cópia dos documentos que comprovem a sua participação. Cabe à Coordenação de Atividades Complementares avaliar e deferir a solicitação, assim como, exigir outros documentos caso considere-os insuficientes.

5. Em que período devo apresentar os documentos de comprovação em atividades complementares?
Recomenda-se que o aluno comprove as atividades no mesmo semestre em que foram realizadas.

6. Quais os documentos necessários para a comprovação de atividades profissionais?
-Estágio: cópia do Termo de Compromisso (constando a carga horária semanal).
-Renovação de estágio: cópias do Termo de Compromisso e do Termo Aditivo.
-Emprego: Declaração da empresa com CNPJ (constando a carga horária do empregado) acrescida de cópia da carteira de trabalho.

7. Eu sou sócio de uma empresa, como devo proceder?
Cópia do contrato social da empresa devidamente registrado.

8. Qual o procedimento para a comprovação de cursos presenciais ou on line, eventos, palestras, etc?
Cópia do certificado de conclusão do curso.

9. É obrigatória a participação em Atividades Complementares?
Sim. As Atividades Complementares compõem a integralização do currículo juntamente com as disciplinas. O aluno que não cumprir a carga horária destinada às Atividades Complementares não poderá concluir o seu curso.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Inauguração da Clínica Psicoterapêutica

O Núcleo de Atendimento em Psicologia (NAP) da Faculdade Castro Alves, inaugura na próxima quinta (26/08) a Clínica de Assistência Psicoterapêutica, tendo suas atividades iniciadas ainda no mês de agosto. A Coordenação do NAP está sob a responsabilidade das psicólogas Roberta Marback e Daniela Araújo.

O telefone para contato é o 3344-2585.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Clínica de Assistência Psicoterapêutica

O Núcleo de Atendimento em Psicologia (NAP) da Faculdade Castro Alves, inicia suas atividades em agosto de 2010, tendo como coordenadora a psicóloga Roberta Marback e psicóloga responsável técnica Daniela Araújo.


Os interessados pelo serviço do NAP devem entrar em contato com o telefone: 3344-2585.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FCA: Clínica de Assistência Psicoterapêutica

A Clínica de Assistência Psicoterapêutica da FCA tem seu funcionamento orientado pelo NAP.

O que é o NAP?
O Núcleo de Atendimento em Psicologia – NAP é um órgão da Faculdade Castro Alves que proporciona assistência psicoterapêutica à comunidade de Salvador.

Qual o público do NAP?
Crianças, adolescentes, adultos e idosos que demandem algum tipo de atenção psicológica.

Atenção: Não serão atendidos na Clínica os alunos, professores ou funcionários da Faculdade Castro Alves, bem como de seus parentes até 2º. grau.

Em breve, mais informações sobre o funcionamento da Clínica.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Colégio Versailles

O Colégio Versailles e a Faculdade Castro Alves fazem parte do Grupo Educacional Santos (Administradora Educacional Santos Ltda.). Neste momento, a Faculdade Castro Alves parabeniza a Diretoria do Colégio Versailles e toda sua comunidade acadêmica pelo credenciamento da Instituição, através da Resolução CEE nº 84/2010.


Parabéns a todos!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pesquise na Biblioteca Virtual

Pesquise diversos assuntos em nossa Biblioteca Virtual. Agora, você pode contar com ferramentas que enriquecem e agilizam sua pesquisa de estudo com acesso pelo Portal do Aluno da FCA. São aproximadamente 1000 títulos das editoras Artmed, Contexto, Manole e Pearson através da Biblioteca Virtual Universitária 2.0, o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet nos campos da Administração, Ciências Contábeis e Psicologia, entre outros.

Para começar a navegar, basta entrar no Portal do Aluno, clicar em Biblioteca Virtual e ir para uma das áreas que aparecem na coluna à esquerda e escolher um livro, depois é só clicar em “Ler o Livro”, clique também na página para aumentar o tamanho da letra. Se você preferir, realize uma pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN.

Boa leitura!

domingo, 1 de agosto de 2010

As Atividades Complementares tem nova professora em 2010.2.

As Atividades Complementares tem nova professora em 2010.2.

As Atividades Complementares são componentes curriculares dos cursos de Graduação da Faculdade Castro Alves. Elas possibilitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades e experiências que ampliam o conhecimento obtido através das disciplinas curriculares. Além disso, os alunos possuem autonomia para escolher as atividades do seu interesse, aquelas que melhor se ajustem ao seu perfil e à sua formação profissional.
As atividades complementares podem ser realizadas dentro ou fora da instituição e são de natureza acadêmica, profissional ou sócio-cultural. A FCA inclui as atividades complementares em seus cursos de graduação, conforme a Lei e os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Os alunos de graduação devem desenvolver 300 horas de atividades que complementem a carga horária do curso em que está matriculado (Administração, Ciências Contábeis e Psicologia).
Dessa forma, as atividades complementares cumprem um papel importante na formação do aluno, pois, estes poderão utilizá-la como um significativo instrumento para o desenvolvimento de suas competências e para a aproximação entre a teoria e a prática.
A FCA disponibiliza aos seus alunos, através do site da faculdade, o regulamento e a planilha de pontuação das atividades complementares. Além disso, dispõe de uma coordenação com horário de atendimento ao corpo discente, a cargo da Profa. Aldenora Cristina Costa Lima.

FCA NEWS: http://www.castroalves.br/fcanews.php

EMOÇÃO E VALOR

Por Prof. Jair de Oliveira Santos

INTRODUÇÃO


A necessidade da Faculdade Castro Alves de estabelecer um referencial teórico como parâmetro para a concepção e operacionalização do seu “Programa de Educação e Clarificação de Valores”, destinado a seus professores, alunos, gestores e corpo técnico administrativo, foi o objetivo inicial deste trabalho. Leia mais: http://www.castroalves.br/emocaoevalor.php

VIII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: Ciência dos Sentimentos

COORDENADOR CIENTÍFICO: Prof. Dr. Jair de Oliveira Santos Confira: http://www.castroalves.br/seminario2006.php

ENTROPIA PSÍQUICA E EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES

Conferência proferida pelo Prof. Jair de Oliveira Santos no XXVI Congresso Latino Americano de Análise Transacional. Confira: http://www.castroalves.br/artigodrjair2.php

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Faculdade Castro Alves é a primeira do Brasil que tem no currículo a disciplina Educação Emocional. A Castro Alves está convencida de que educar as emoções é uma necessidade na formação de qualquer profissional de nível superior.

Para ter sucesso em qualquer profissão, no mundo globalizado e competitivo onde vivemos, precisamos saber lidar com nossas emoções, identificar e atender às necessidades das pessoas de nosso relacionamento. Pesquisas da Universidade de Harvard mostram que o sucesso profissional depende muito da competência emocional da pessoa e não somente de sua qualificação intelectual.
Competência emocional você só adquire se for orientado por profissionais especializados competentes, que utilizem metodologia apropriada e recursos didáticos adequados. Você aprenderá a conhecer melhor suas emoções, colocá-las a serviço de suas metas pessoais, controlar seus impulsos, reconhecer as emoções do outro e relacionar-se melhor.
Você será preparado realmente para a vida na Faculdade Castro Alves, pioneira da Educação Emocional no Brasil.

INSTALAÇÕES

A Faculdade Castro Alves vem semestralmente modernizando sua estrutura. No último semestre foi realizada uma reforma em todos os setores no intuito de oferecer aos seus acadêmicos o que existe de melhor, principalmente no processo de informatização. Avançamos em mais Laboratórios de Informática, na velocidade de conexão à internet e muito mais está por vir, como a Clínica do Curso de Psiclologia.

MISSÃO FACULDADE CASTRO ALVES

NOSSA MISSÃO


Quanto ao educando:
Promover educação de alta qualidade objetivando sua formação integral; desenvolver sua responsabilidade social e seu espírito crítico; suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural; contribuir para seu desenvolvimento pleno, nas dimensões cognitiva, psicomotora e afetiva, estimulando o desenvolvimento de sua competência emocional.

Quanto à sociedade:
Contribuir através do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da comunidade local e regional; participar da solução de problemas da comunidade; formar recursos humanos aptos para a inserção em setores profissionais.

Visão:
A Faculdade Castro Alves acalenta a visão de ser uma instituição de ensino superior líder em educação, oferecendo qualidade e excelência em seus produtos, serviços e soluções, para atender a um mundo em permanentes transformações.
Consciente da envergadura de seus propósitos, está permanentemente atenta às mudanças do contexto em que atua, num esforço para compreende-lo, seguindo a recomendação de Edgard Morin: compreender o global, a relação entre o todo e as partes que o constituem, em sua multidimensionalidade, buscando identificar e interpretar, fazendo a hermenêutica das diversas dimensões do homem - biológica, psíquica, afetiva, social, cultural, e racional, usando o método dialógico ou o monológico, de acordo com as circunstâncias e necessidades do momento.
A Faculdade Castro Alves enceta esforços para compreender a sociedade, em suas dimensões, histórica, sociológica,cultural, artística e religiosa, buscando perceber a complexidade de seu tecido interdependente, resultante da interação e inter-retroação do objeto do conhecimento e de seu contexto, das partes com o todo e pelas partes entre si, almejando a percepção da unidade e da multiplicidade, almejando a "inteligência geral" do contexto.

Valores:
A Faculdade Castro Alves desenvolve suas atividades tendo em vistas um compromisso com valores lógico-espistemológicos, morais, éticos e humanistas, transculturais. Os valores lógico-espistemológicos relacionam-se com a categoria cognitiva, no sentido de informações, conhecimentos e categorias lógicas, sendo considerados a busca da verdade, a busca da sabedoria, disciplina mental, capacidade de rever princípios, disposição de descobrir fatos novos e o estímulo à criatividade.
A busca da verdade, tanto da transcendente quanto da imanente, é um valor prioritário para a fundamentação adequada das ações do futuro profissional em formação, inclusive pelo uso do critério da evidência, quando ele é pertinente. É fundamental que o educando introjete em sua mente a busca da sabedoria, no sentido de ter conhecimentos e informações acerca do conteúdo das ciências exatas, humanas e comportamentais, para utilizá-los adequadamente na prestação de seus serviços profissionais, transformando-os em competências profissionais. A disciplina mental deve ser estimulada no educando, no sentido de que ele desenvolva a capacidade de organizar todas suas atividades, físicas e mentais, de modo ordenado e produtivo, para assim conseguir alcançar os objetivos a que se propôs.
A capacidade de rever princípios é relevante - o aluno deve ser estimulado a reconhecer que o conhecimento científico não é definitivo, por sua própria natureza, sofrendo alterações em função dos progressos da ciência e do conhecimento humano, e que ele deve fazer um exercício permanente do ceticismo metódico, com uma conseqüente revisão crítica de seus princípios. O estímulo à criatividade dos alunos é uma preocupação da Castro Alves, pois os grandes saltos quânticos do conhecimento humano se fazem pela descontinuidade, característica da criatividade, em oposição à continuidade da evolução, própria do conhecimento lógico-discursivo. O estímulo à criatividade só se consegue através da utilização de métodos ativos no processo ensino-aprendizagem, nos quais o educando é colocado no centro das atividades educativas, construindo seu próprio conhecimento e aprendendo a aprender.
No tocante aos valores éticos, a Faculdade Castro Alves tem uma posição inovadora, baseada em pesquisas recentes da psico-neuro-imunologia: tem firme convicção que a Educação Emocional interfere no comportamento ético da pessoa, pois pode induzir o surgimento de virtudes no educando, mediante o estímulo de virtudes inatas que ele possua, ou através da supressão de expressões emocionais não virtuosas, pelo desenvolvimento de sua competência emocional, através do controle de suas emoções, principalmente da raiva.
Podemos interferir na fase de decisão do ato de vontade, pelo controle das expressões de nossas emoções, que não podem mais ser ignoradas nos raciocínios que formulam teorias sobre a conduta humana.Um jovem que teve um desejo frustrado, se for emocionalmente educado para controlar seus impulsos, seguramente não recorrerá ao uso da violência, e procurará resolver os conflitos de forma não violenta, pois sua competência emocional, sua capacidade de controlar as emoções, funciona como um agente promotor de virtude. A Faculdade Castro Alves acredita que pode ser elaborada uma Ética das Emoções, variante do racionalismo, que não teria como elemento fundamental de sustentação a razão isolada. Esta nova ética levaria em conta a vivência da emoção pela pessoa, e sua capacidade de auto-controle, pois o educando acostumado a controlar suas emoções adquirirá hábitos de auto-controle, que são introjetados em suas atitudes e comportamentos. Ele desenvolverá um processo de auto-censura e autocontrole em relação a comportamentos socialmente inadequadas. Isto necessariamente implicará na diminuição do número e do nível de conflitos em sua esfera de atividades: na família, no trabalho, na escola , na igreja, e na sociedade como um todo.
O educando que tiver uma adequada competência emocional, terá condições de agir mediante uma ética baseada no respeito à vida, no respeito ao outros seres humanos, na compreensão, solidariedade e compaixão.

PROF.DR.JAIR DE OLIVEIRA SANTOS

DIRETOR DA FACULDADE CASTRO ALVES

TÍTULOS ACADÊMICOS

CURSOS DE GRADUAÇÃO
• Curso de Graduação em Medicina concluído na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em 1962.
• Curso de Graduação em Pedagogia, especialização em Administração Escolar, concluído na Faculdade de Educação da Bahia, em 1986.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
• Curso de Especialização em Administração Escolar, realizado em 1980, na Faculdade de Educação da Bahia.
• Curso sobre “O Sistema Educacional de Israel”, realizado no Quibutz Shephayn, Tel-Aviv, Israel a convite do Ministério de Educação de Israel, em 1998.
• Segundo Curso Internacional de Medicina Nuclear, ministrado pelo Centro de Medicina Nuclear anexo à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1960.

CONCURSOS
• Aprovado em concurso de títulos para Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1989.
• Aprovado em concurso de títulos, provas e tese, para Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1973.
• Aprovado em concurso de provas para Professor de Física no Ensino Médio, pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1959.

TÍTULOS DOCENTES
• Professor Adjunto níveis I, II, III e IV da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, tendo lecionado Iniciação ao Exame Clínico, Clínica Médica I, Clínica Médica II e Medicina Interna.
• Professor Assistente Concursado da disciplina Iniciação ao Exame Clínico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
• Instrutor do Ensino Superior da Clínica Propedêutica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de setembro de 1965 a março de 1968.
• Auxiliar de Ensino da Clínica Propedêutica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia de 4 de março de 1968 a dezembro de 1970.
• Professor de Física do Ensino Médio do Colégio Estadual da Bahia, mantido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia de 1958 a 1966.
• Professor de Física do Ensino Médio do Instituto Educacional Águia, de 1973 a 1983.
• Professor de Física concursado e registrado na Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura em 10/06/59.
• Professor de Educação Emocional do Instituto Educacional Águia, de 1998 a 2000.

FUNÇÕES ACADÊMICAS - UNIVERSITÁRIAS
• Diretor – Fundador da Faculdade Castro Alves, de 2000 a 2004.
• Presidente do Conselho de Coordenação da Faculdade Castro Alves, de 2000 a 2004.
• Coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia de 1980 a 1981.
• Vice-coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de 1979 a 1980.
• Membro do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, como representante do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de 1979 a 1981.
• Presidente da Comissão de Currículo do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de 1979 a 1981.
• Coordenador da Disciplina Iniciação ao Exame Clínico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de 1972 a 1978.
• Membro da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia de 15 de setembro de 1972 a 4 de janeiro de 1974.
• Assessor Pedagógico do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, de julho de 1980 a junho de 1981.

MISSÕES UNIVERSITÁRIAS
• Representante do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia na Reunião Regional da Associação Brasileira de Educação Médica, realizada em 10 e 11 de agosto de 1979, na Faculdade de Medicina de Maceió.
• Emissário do Magnífico Reitor da Universidade Federal da Bahia à Universidade Federal de Pernambuco com a finalidade de observar o funcionamento do Projeto Docente - Assistencial mantido por aquela Universidade, em 13 de novembro de 1979.
• Representante do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia na reunião Regional da Associação Brasileira de Educação Médica, realizada em 1980, na Faculdade de Medicina de do Amazonas, realizada em Manaus.
• Representante do Colegiado de Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia no Congresso Brasileiro de Educação Médica promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica, realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1979.
• Membro da Comissão para Revisão das “Normas para o Exame Clínico” do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

OUTRAS ATIVIDADES - ACADÊMICAS

FUNÇÕES EXERCIDAS
• Presidente da Academia Baiana de Educação de 1996 a 1998.
• Membro Titular da Academia Baiana de Educação desde 1984.
• Diretor da Revista da Academia Baiana de Educação de 1990 a 1996, e de 1998 até esta data .
• Editor da Revista da Academia Baiana de Educação de 1990 a 1996 e de 1998 até esta data.
• Membro da Comissão Elaboradora e Relator do Estatuto da Academia.

SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DE EVENTOS
• Coordenador do “Fórum de Educação Holística e Qualidade”, promovido pela Academia Baiana de Educação, em 03/11/93.
• Coordenador do “I Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 05/05/1997.
• Coordenador do “I Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 10/06/1999.
• Coordenador do “III Fórum de Educação Emocional”, promovido pela Faculdade Castro Alves, pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 07/11/2000.
• Coordenador do “Programa de Educação Emociona l”, do Colégio Águia, desenvolvido de 1998 a 2002.
• Coordenador do Seminário sobre “Alquimia Emocional”, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 24/08/2002 .
• Coordenador do Seminário sobre “Pilares e Saberes da Educação no Século XXI”, promovido pela Faculdade Castro Alves e Academia Baiana de Educação, em 03/04/2002.
• Coordenador do Seminário sobre “A Arte de Lidar com a Raiva”, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 29/09/2001.
• Coordenador do “Seminário Sobre Intuição”, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 28/04/2001.
• Coordenador do “Fórum de Educação Emocional” promovido pela Academia Baiana de Educação, em 29 de outubro de 1998.
• Coordenador do “Curso de Extensão sobre Meditação”, realizado pela Faculdade Castro Alves em 2001.

CONFERÊNCIAS PROFERIDAS
• Conferência sobre “Interdisciplinaridade na Escola” proferida no Seminário Docente Interdisciplinar da Faculdade Castro Alves, em 2002
• Conferência sobre “Educação Emocional na Escola” proferida no II Encontro de Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Fundação José Carvalho, em Pojuca, Bahia, em 02/06/2003.
• Conferência de abertura sobre “Significado da Educação Emocional na Era Pós-Moderna” proferida na “I Semana Castro Alves” promovida pela Faculdade Castro Alves em 2003.
• Conferência sobre “Educação Emocional”, proferida no “I Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 05/05/997.
• Conferência sobre “Educação das Emoções”, proferida no “II Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 10/6/1999.
• Conferência sobre “Educação Emocional, Relacionamento e Saúde”, proferida no “III Fórum de Educação Emocional”, promovido pela Faculdade Castro Alves, pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 07/11/2000.
• Conferência sobre “Educação Emocional e Relacionamento” proferida no VII Encontro de Contabilistas, Entidades e Empresas de Serviços Contábeis do Estado da Bahia, em 28 de setembro de 2001.
• Conferência sobre “Alquimia Emocional”, proferida no Seminário sobre “Alquimia Emocional”, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 24/08/2002 .
• Conferência sobre “Pilares e Saberes da Educação no Século XXI”, no Seminário sobre “Pilares e Saberes da Educação no Século XXI”, promovido pela Faculdade Castro Alves e Academia Baiana de Educação, em 3/04/2002.
• Conferência sobre “Paciência, o Antídoto das Raiva” proferida no Seminário sobre “A Arte de Lidar com a raiva”, promovido pela Faculdade Castro Alves, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 29/09/2001.
• Conferência sobre “Intuição – Contribuição ao Debate” proferida no “Seminário Sobre Intuição”, promovido pela Faculdade Castro Alves, em 28/04/2001.
• Conferência sobre “Educação Emocional” proferida no Fórum de Educacional Emocional promovido pela Academia Baiana de Educação, em 1997.
• Aula Inaugural da Faculdade de Educação da Bahia, sobre o tema “Educação Emocional”, em 1998.
• Conferência sobre “Educação Emocional” proferida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1997.
• Conferência sobre “Valorização dos Recursos Humanos em Educação”, proferida no Congresso Internacional de Educação no Futuro, em Salvador, 1996.
• Conferência sobre “Educação Pública Gratuita e de Boa Qualidade”, proferida na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Fórum Tancredo Neves, em 1992.
• Conferência sobre “Educação Médica”, proferida em outubro de 1984, na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Macedo Costa, o educador”, em 29 de maio de 1986, na Academia Baiana de Educação .
• Conferência sobre “Filosofia da Educação Médica - interpretação da praxis”, proferida em 29/5/86, na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Código de Defesa do Consumidor e Educação”, na Academia Baiana de Educação, em 1991.
• Conferência sobre “Poder da Educação”, em 28 de abril de 1993,na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Educação Holística”, em 3 de novembro de 1993, no “Fórum de Educação Holística e Qualidade em Educação”, na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Qualidade em Educação” (I), em 10 de março de 1994,na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Qualidade em Educação” (II), em 4 de outubro de 1994, na Academia Baiana de Educação.
• Conferência sobre “Uma Experiência Pedagógica de Qualidade em Educação”, na Academia Baiana de Educação, em 11-10-95.
• Conferência sobre “Castro Alves – o Educador”, na Câmara de Vereadores da Cidade de Salvador, em março de 2002.

PLANOS, PROJETOS E PROGRAMAS ELABORADOS OU EXECUTADOS
• Co-autor dos “Planos de Curso e dos Planos de Ensino das disciplinas Educação Emocional I e Educação Emocional II”, do currículo pleno da Faculdade Castro Alves, desde o Projeto Pedagógico inicial, em 1999.
• Autor do planejamento do Curso de extensão sobre “Meditação”, realizado pela Faculdade Castro Alves em 2001.
• Co-autor do Plano do Curso de Pós-graduação com especialização em “Gestão Estratégica das Emoções nas Organizações”, ministrado pela da Faculdade Castro Alves em 2002 e 2003.
• Co-autor de plano de pesquisa realizada para Faculdade Castro Alves entre os alunos do Colégio Polivalente de Amaralina, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para avaliação da mudança de competências emocionais após capacitação em Educação Emocional realizada por professores da faculdade, efetuada no ano de 2002, na sede do colégio.
• Co-autor de pesquisa para “Avaliação da mudança de competências emocionais dos alunos da Faculdade Castro Alves”, realizada após cursarem as disciplinas Educação Emocional I e Educação Emocional II.
• Co-autor do Projeto do Programa “Como Construir uma organização Emocionalmente Inteligente” implantado pela Faculdade Castro Alves em 2003.
• Co-autor do Projeto do Programa “Capacitação Profissional do Corpo Administrativo da Faculdade Castro Alves”, implantado pela Faculdade Castro Alves em 2003.
• Co-autor do Projeto do Programa “Capacitação Profissional do Corpo Docente da Faculdade Castro Alves”, a ser implantado pela Faculdade Castro Alves em 2003.
• Autor do Planejamento do Seminário Interdisciplinar da Faculdade Castro Alves, “Alquimia Emocional”, realizado em 2002.
• Autor do Planejamento do Seminário Interdisciplinar da Faculdade Castro Alves, “A Arte de Lidar com a Raiva”, realizado em 2001.
• Autor do Planejamento do Seminário Interdisciplinar da Faculdade Castro Alves, “Intuição”, realizado em 2000.
• Co-autor do Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Castro Alves para o período de 2002 a 2007.
• Autor, em 2001 do Projeto do Núcleo de Pesquisas, Pós- Graduação, Estudos e Extensão – NUPEX, da Faculdade Castro Alves, órgão responsável pela pesquisa Pós-Graduação, Estudos e Extensão da instituição.
• Autor, em 2002, do Regimento do Núcleo de Pesquisas, Pós-Graduação, Estudos e Extensão – NUPEX, da Faculdade Castro Alves, aprovado pelo Conselho de Coordenação da Instituição.
• Autor, em 2004, do Regimento do Núcleo de Pesquisas, Pós-Graduação, Estudos, Extensão e Desenvolvimento Institucional – NUPEDI, da Faculdade Castro Alves, aprovado pelo Conselho de Coordenação da Instituição.
• Co-autor, em 2003. do Projeto do Centro de Desenvolvimento Institucional – CDI, da Faculdade Castro Alves, órgão responsável pela integração de serviços da instituição com a comunidade.
• Autor, em 2003. do Regimento do Centro de Desenvolvimento Institucional – CDI, da Faculdade Castro Alves, aprovado pelo Conselho de Coordenação da instituição.
• Autor do Plano de Avaliação Institucional Continuada da Faculdade Castro Alves, implantado pela instituição a partir de 2001.
• Autor do Planejamento do “I Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 5/5/997.
• Autor do Planejamento do “II Fórum de Educação Emocional”, promovido pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 10/6/1999.
• Autor do Planejamento do “III Fórum de Educação Emocional”, promovido pela Faculdade Castro Alves, pelo Colégio Águia e pela Academia Baiana de Educação, em 07/11/2000.
• Autor do Planejamento do seminário sobre “Pilares e Saberes da Educação no Século XXI”, promovido pela Faculdade Castro Alves e Academia Baiana de Educação, em 03/04 /2002.
• Autor do planejamento do Programa de Educação Emocional do Colégio Águia, desenvolvido de 1998 a 2002.
• Autor do planejamento do “Treinamento em Educação Emocional dos Professores do Colégio Águia”, em 1997.

INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPA
• Membro Titular da Academia Baiana de Educação.
• Sócio da Associação Baiana de Mantenedores de Instituições de Ensino Superior da Bahia.
• Membro do Instituto de História da Medicina da Bahia.
• Membro da Associação Brasileira de Educação Médica.
• Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

TÍTULOS PROFISSIONAIS
• Diretor Fundador da Faculdade Castro Alves, com 11 anos de funcionamento, autorizada pelo Ministério da Educação.
• Diretor Fundador do Instituto Educacional Águia, estabelecimento de ensino do primeiro e segundo graus, com 30 anos de funcionamento, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
• Diretor de Colégio de Ensino Fundamental e Médio registrado no Ministério da Educação, sob no LP No 10.248, em 11 de maio de 1988.
• Professor de Física, registrado no Ministério da Educação e Cultura sob no D 30.970.
• Médico da Divisão de Enfermidades Degenerativas do Departamento de Assistência da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, de 18/02/66 a 21/06/67.
• Médico Cardiologista do Hospital de Pronto de Socorro Getúlio Vargas, de 1/06/772 a 31/08/72 .
• Chefe da Seção de Normas e Controles da Divisão Médico Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, de 22/06/67 a 31/07/69.
• Diretor da Divisão Médico Hospitalar do Departamento de Assistência da Secretaria de Saúde Pública do Estado da Bahia (substituto), a partir de 16/07/98.
• Médico Estagiário da Clínica Propedêutica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia durante o ano de 1963.
• Médico Cardiologista do Primeiro Centro Executivo Regional, lotado no Quinto Centro de Saúde, de 20/04/71 a 17/12/71.
• Médico Assistente do Ambulatório do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos de 1963 até 1973 .
• Médico Assistente da Enfermaria 3-A do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, de julho a dezembro de 1972.
• Presidente da Associação de Escolas Particulares da Bahia, de 1992 a 1993.
• Vice- Presidente da Associação Baiana de Mantenedores de Instituições de Ensino Superior, de 2002 até a presente data.

PRODUÇÃO INTELECTUAL E CIENTÍFICA

TRABALHOS CIENTÍFICOS
• Tese aprovada em concurso para Professor Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com o título Atividade Sérica da creatinofosfocinase em portadores de Miocardiopatia Endêmica Crônica de Adultos Jovens, Bahia, 1973.
• Pesquisa sobre Linguagem e Funções Correlatas, realizada durante o ano de 1965, no Núcleo de Medicina Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, financiada pelo Defense Research Office, U.S.A..
• Pesquisa apresentada na LXVI Sessão dos Seminários Universitários de Atualização da Universidade Federal da Bahia, em 1o/10/1973, no Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências da Saúde, com o título: Localização intracelular da ATP: Creatino Fosfo Transferase nos Ventrículos de Camundongos.

LIVROS, CAPÍTULOS DE LIVROS, MONOGRAFIAS E OUTRAS PUBLICAÇÕES

LIVROS
• Paradigma das Emoções- contribuição ao estudo, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2007 (no prelo)
• Um Paradigma para a Educação Pós-Moderna, Contribuição ao Estudo, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2007 (no prelo).
• Educação para a Felicidade, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2007 (no prelo).
• Educação Emocional na Escola, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2000, 2a ed.
• Educação Emocional na Escola, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2000, 1a ed.
• Manual de Educação Emocional, Faculdade Castro Alves, Bahia, 2002.
• Educação Emocional - aspectos históricos, fundamentos e resultados, Ed. Cepa, Bahia, 1997.
• Educação Médica: Filosofia, Valores e Ensino, ed. Arembepe, Bahia, 1987.
• Educação Médica e Humanismo, ed. Pergaminho, Bahia, 1984.
• Hiperlipidemias, in Farmacologia, Silva, P., ed. Guanabara Rio de Janeiro, ed. 1981, 1985 e 1989.
• Física para o Vestibular, apostilado, diversas edições, de 1960 a 1970.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL: Manuais
• Manual do Medo, ed. Colégio Águia, 1998.
• Manual do Estresse, ed. Colégio Águia, 1998.
• Manual do Controle da Raiva, ed. Colégio Águia, 1998.
• Manual da Tristeza, ed. Colégio Águia, 1998.
• Manual da Autoconsciência, ed. Colégio Águia, 1998.
• Manual da Educação Emocional, ed. Colégio Águia, 1997.
• Manual da Comunicação, ed. Colégio Águia, 1999.
• Manual do Relacionamento, ed. Colégio Águia, 1999.

MONOGRAFIAS
• Educação Emocional, Relacionamento e Saúde 2000
• Paciência, o Antídoto da Raiva 2001
• A Arte de Lidar com a Raiva 2001
• Intuição 2001
• Alquimia Emocional 2002
• Interdisciplinaridade na Escola 2003
• Liderança e Emoção 2004
• Paradigma da Educação Pós-Moderna-2004
• Educação das Emoções Positivas 2005
• Entropia Psíquica e Educação das Emoções 2005
• Emoção e Valores 2006
• Valores da Faculdade Castro Alves -2007
• Ciência do Amor

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
• Radicais Livres e Antioxidantes ,ed. Colégio Águia,1996.
• Alimentação para a Saúde, ed. Colégio Águia, 1991.
• AIDS - infecção pelo HIV, ed. Colégio Águia, 1991.

QUALIDADE TOTAL NA ESCOLA
" Educação para a Qualidade Total, ed. Col. Águia, 1995.

EDUCAÇÃO MÉDICA
• Currículo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, 1997.
• Finalidades e Objetivos da Educação Médica, 1986.
• Filosofia da Educação Médica - Interpretação da Praxis, 1986

DIVERSOS
• Educação Pública Gratuita e de Boa Qualidade (conferência proferida no Fórum Tancredo Neves na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em 24 de julho de 1985)
• Valorização de Recursos humanos em Educação, no Congresso Internacional de Educação no Futuro, em 1996.
• Diversos artigos publicados em jornais sobre temas médicos, educacionais e filosóficos .

ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS
• Educação Emocional Revista Acad. Baiana. Educação 1998
• Sistema Educacional de Israel - Revista Acad. Baiana Educação 1997
• Qualidade Total na Escola - Revista Acad. Baiana. Educação 1996
• Paradigma Holístico e Educação - Revista Acad. Baiana Educação. 1994
• Poder da Educação - Revista Acad. Baiana Educação 1992
• Epistemologia da Educação Médica Rev. Acad. Bai. Ed. 1991
• Finalidades e objetivos da Educação Médica Revista Bras. Ed. Médica. 1988
• Contribuição ao estudo dos Valores, Finalidades e Objetivos da Educação Médica – Revista Bras. Ed. Médica. 1987

CONGRESSOS CIENTÍFICOS E EDUCACIONAIS
• Congresso Internacional de Educação no Futuro, realizado em Salvador, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, em 1996.
• I Fórum Internacional de Ecia na Educação, em setembro de 1993, promovido pelo Ministério da Educação e Desporto.
• Colóquio de Eletrocardiografia Dinâmica no XXXI Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em Salvador de 6 a 12 de julho de 1975, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
• XVII Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, em Poços de Caldas, Minas Gerais, de 14 a 17 de novembro de 1979.
• Curso de Métodos Não Invasivos no XXX Congresso Brasileiro de cardiologia, realizado em Salvador, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia .
• Colóquios de Angina Instável e de Revascularização do Miocárdio no XXXI Congresso Brasileiro de Cardiologia, rezado em Salvador, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
• V Seminário Regional da Associação Brasileira de Educação Médica realizado em Manaus, de 01 a 04 de junho de 1980, sob o patrocínio da Faculdade de Ciências da Saúde da universidade do Amazonas.
• Seminário Regional da Associação Brasileira de Educação Médica realizado em Maceió, de 10 a 11 de agosto de 1979, sob o patrocínio da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Alagoas.

HONRARIAS
• Membro Emérito da Academia Baiana de Educação, 2007.
• Título de Educador do Ano de 2002 concedido pela Academia Baiana de Educação.
• Medalha de Honra ao Mérito concedida pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1991.
• Medalha Thomé de Souza, concedida pela Câmara de Vereadores de Salvador, em 1993.

A DIREÇÃO

O Diretor da Faculdade Castro Alves é o prof. Jair Santos, eleito O Educacdor do Ano - 2002 pela Academia Baiana de Educação, professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFBa, coordenador do Colegiado de Curso de Medicina da UFBa (80-81), membro titular e presidente da Academia de Educação (96-98), é o atual diretor da Revista da Academia.

Tem diversos livros e trabalhos publicados sobre educação e é pioneiro da introdução da Educação Emocional na escola, assunto sobre o qual tem diversas obras publicadas. Seu último livro, de outubro de 1999, "A Educação Emocional na Escola - a emoção na sala de aula", será o livro básico para o ensino da educação emoçõesl na Castro Alves.