domingo, 1 de agosto de 2010

MISSÃO FACULDADE CASTRO ALVES

NOSSA MISSÃO


Quanto ao educando:
Promover educação de alta qualidade objetivando sua formação integral; desenvolver sua responsabilidade social e seu espírito crítico; suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural; contribuir para seu desenvolvimento pleno, nas dimensões cognitiva, psicomotora e afetiva, estimulando o desenvolvimento de sua competência emocional.

Quanto à sociedade:
Contribuir através do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento da comunidade local e regional; participar da solução de problemas da comunidade; formar recursos humanos aptos para a inserção em setores profissionais.

Visão:
A Faculdade Castro Alves acalenta a visão de ser uma instituição de ensino superior líder em educação, oferecendo qualidade e excelência em seus produtos, serviços e soluções, para atender a um mundo em permanentes transformações.
Consciente da envergadura de seus propósitos, está permanentemente atenta às mudanças do contexto em que atua, num esforço para compreende-lo, seguindo a recomendação de Edgard Morin: compreender o global, a relação entre o todo e as partes que o constituem, em sua multidimensionalidade, buscando identificar e interpretar, fazendo a hermenêutica das diversas dimensões do homem - biológica, psíquica, afetiva, social, cultural, e racional, usando o método dialógico ou o monológico, de acordo com as circunstâncias e necessidades do momento.
A Faculdade Castro Alves enceta esforços para compreender a sociedade, em suas dimensões, histórica, sociológica,cultural, artística e religiosa, buscando perceber a complexidade de seu tecido interdependente, resultante da interação e inter-retroação do objeto do conhecimento e de seu contexto, das partes com o todo e pelas partes entre si, almejando a percepção da unidade e da multiplicidade, almejando a "inteligência geral" do contexto.

Valores:
A Faculdade Castro Alves desenvolve suas atividades tendo em vistas um compromisso com valores lógico-espistemológicos, morais, éticos e humanistas, transculturais. Os valores lógico-espistemológicos relacionam-se com a categoria cognitiva, no sentido de informações, conhecimentos e categorias lógicas, sendo considerados a busca da verdade, a busca da sabedoria, disciplina mental, capacidade de rever princípios, disposição de descobrir fatos novos e o estímulo à criatividade.
A busca da verdade, tanto da transcendente quanto da imanente, é um valor prioritário para a fundamentação adequada das ações do futuro profissional em formação, inclusive pelo uso do critério da evidência, quando ele é pertinente. É fundamental que o educando introjete em sua mente a busca da sabedoria, no sentido de ter conhecimentos e informações acerca do conteúdo das ciências exatas, humanas e comportamentais, para utilizá-los adequadamente na prestação de seus serviços profissionais, transformando-os em competências profissionais. A disciplina mental deve ser estimulada no educando, no sentido de que ele desenvolva a capacidade de organizar todas suas atividades, físicas e mentais, de modo ordenado e produtivo, para assim conseguir alcançar os objetivos a que se propôs.
A capacidade de rever princípios é relevante - o aluno deve ser estimulado a reconhecer que o conhecimento científico não é definitivo, por sua própria natureza, sofrendo alterações em função dos progressos da ciência e do conhecimento humano, e que ele deve fazer um exercício permanente do ceticismo metódico, com uma conseqüente revisão crítica de seus princípios. O estímulo à criatividade dos alunos é uma preocupação da Castro Alves, pois os grandes saltos quânticos do conhecimento humano se fazem pela descontinuidade, característica da criatividade, em oposição à continuidade da evolução, própria do conhecimento lógico-discursivo. O estímulo à criatividade só se consegue através da utilização de métodos ativos no processo ensino-aprendizagem, nos quais o educando é colocado no centro das atividades educativas, construindo seu próprio conhecimento e aprendendo a aprender.
No tocante aos valores éticos, a Faculdade Castro Alves tem uma posição inovadora, baseada em pesquisas recentes da psico-neuro-imunologia: tem firme convicção que a Educação Emocional interfere no comportamento ético da pessoa, pois pode induzir o surgimento de virtudes no educando, mediante o estímulo de virtudes inatas que ele possua, ou através da supressão de expressões emocionais não virtuosas, pelo desenvolvimento de sua competência emocional, através do controle de suas emoções, principalmente da raiva.
Podemos interferir na fase de decisão do ato de vontade, pelo controle das expressões de nossas emoções, que não podem mais ser ignoradas nos raciocínios que formulam teorias sobre a conduta humana.Um jovem que teve um desejo frustrado, se for emocionalmente educado para controlar seus impulsos, seguramente não recorrerá ao uso da violência, e procurará resolver os conflitos de forma não violenta, pois sua competência emocional, sua capacidade de controlar as emoções, funciona como um agente promotor de virtude. A Faculdade Castro Alves acredita que pode ser elaborada uma Ética das Emoções, variante do racionalismo, que não teria como elemento fundamental de sustentação a razão isolada. Esta nova ética levaria em conta a vivência da emoção pela pessoa, e sua capacidade de auto-controle, pois o educando acostumado a controlar suas emoções adquirirá hábitos de auto-controle, que são introjetados em suas atitudes e comportamentos. Ele desenvolverá um processo de auto-censura e autocontrole em relação a comportamentos socialmente inadequadas. Isto necessariamente implicará na diminuição do número e do nível de conflitos em sua esfera de atividades: na família, no trabalho, na escola , na igreja, e na sociedade como um todo.
O educando que tiver uma adequada competência emocional, terá condições de agir mediante uma ética baseada no respeito à vida, no respeito ao outros seres humanos, na compreensão, solidariedade e compaixão.

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